terça-feira, 5 de agosto de 2008

Call for Papers - III Jornada Científica da AB3E

Veja a seguir a íntegra do Call for Papers para a III Jornada Científica da AB3E.

III JORNADA CIENTÍFICA DA AB3E
12 de dezembro de 2008
Rio de Janeiro

A Associação Brasileira de Estudos em Energia – AB3E, afiliada brasileira da International Association for Energy Economics – IAEE, está organizando a III Jornada Científica – JC em economia da energia. O evento acontecerá na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 2008.
Os resumos enviados para a III JC serão analisados por uma comissão científica ad hoc independente, que selecionará os dois melhores trabalhos para receber o Prêmio AB3E de excelência acadêmica de 2009. Os autores contemplados receberão bolsa especial para participar do 32º Congresso Internacional da IAEE, a se realizar em São Francisco, Estados Unidos, entre 21 e 24 de junho de 2009 (link). Os artigos premiados serão automaticamente incluídos na programação do congresso sem a cobrança de taxa de inscrição – através de entendimentos com a IAEE – e as despesas de viagem (transporte e acomodação) serão pagas pela AB3E. Informações mais detalhadas mais detalhadas encontram-se abaixo.
Poderão participar da jornada científica alunos de mestrado e doutorado ou ex-alunos de pós-graduação que tenham concluído seu trabalho há no máximo dois anos.
Os trabalhos submetidos poderão ter mais de um autor; entretanto, apenas um deles poderá ser inscrito na III JC. O autor que fará a apresentação na III JC deverá cumprir os requisitos estipulados acima e estar apto a apresentar o seu trabalho em inglês.

A AB3E

A AB3E é uma associação profissional apolítica e sem fins lucrativos, destinada à promoção de uma rede nacional de conhecimento, debate e produção conjunta de trabalhos técnicos e científicos entre os mais diversos profissionais ligados à área de tecnologia e economia da energia. A AB3E foi fundada com a união dos principais grupos de pesquisa em tecnologia e economia de energia do país, com o apoio da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético – SBPE, com o objetivo de constituir o capítulo brasileiro da IAEE. Dentre estes grupos destacam-se o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ, o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE da Unicamp, o Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEE da USP, além do IBP. A SPBE já conta com associados de diversas universidades nacionais, instituições governamentais e organizações empresariais do setor energético.
A IAEE (http://www.iaee.org) é uma associação internacional sem fins lucrativos que congrega profissionais e instituições de mais de 70 países, com o objetivo de criar um fórum multidisciplinar de debate e troca de experiências profissionais sobre economia da energia. A IAEE conta com dezenas de representações nacionais nos principais países do mundo, produz uma das principais publicações científicas da área (The Energy Journal) e organiza anualmente uma conferência internacional de grande porte e os congressos norte-americano (que terá sua 28ª edição em 2008), europeu e, mais recentemente, o asiático, eventos itinerantes de grande destaque no cenário internacional.

Temas da III JC

Serão aceitos trabalhos que abordem os seguintes temas:

• Segurança no suprimento de energia;
• Energia e desenvolvimento econômico;
• Investimento em ambientes liberalizados;
• Geopolítica da energia;
• Curvas de experiência e evolução de custos no setor energético;
• Instrumentos de mercado para elevar a eficiência energética;
• Liberalização e regulação nos mercados de energia;
• Integração energética;
• Geração distribuída e integração de fontes de geração intermitentes;
• Inovação tecnológica e produção de energia limpa;
• Desenvolvimento das energias renováveis;
• Entendendo a demanda da energia;
• Energia, meio ambiente e emissões;
• Perspectivas posteriores ao protocolo de Kyoto;
• Perspectivas para a energia nuclear

Submissão de trabalhos

Tendo em vista os objetivos da III JC, os autores deverão escrever os artigos em inglês. O autor inscrito deve fornecer os seus contatos (endereço, telefone e email) e um breve CV.

Cronograma para a submissão de trabalhos

Até 15 de setembro de 2008. Os autores deverão submeter o resumo, em inglês, com até duas páginas, contendo os seguintes tópicos: (1) overview, (2) methods, (3) results and (4) conclusions (enviar para: ab3e@ibp.org.br).

15 de outubro de 2008. Data limite para comunicação da seleção pela comissão científica dos 12 melhores resumos dos trabalhos que estarão competindo ao Prêmio AB3E de excelência acadêmica de 2009.

Até 30 de novembro de 2008. Envio da versão completa, em inglês, com até dez
páginas, dos trabalhos pré-selecionados para apresentação oral (enviar para: ab3e@ibp.org.br).

12 de dezembro de 2008. Apresentação dos trabalhos pré-selecionados (que poderá ser feita em português) na III JC na sede do IBP no Rio de Janeiro.

22 de dezembro de 2008. Data limite de divulgação dos recipientes do Prêmio AB3E de excelência acadêmica de 2009. Serão levados em consideração o texto do trabalho completo e a apresentação oral.

31 de dezembro de 2008. Data limite para os autores premiados assinarem o termo de concessão (a ser disponibilizado no site da AB3E).



Obrigações

Os recipientes do Prêmio AB3E de excelência acadêmica de 2009 se obrigam a cumprir as exigências constantes do termo de concessão. Entre elas se inclui de apresentar um relato sobre a experiência de participar do congresso internacional da IAEE.

Nenhum comentário: