sexta-feira, 1 de agosto de 2008

31ª Conferência Internacional da IAEE

Veja a seguir o relato dos estudantes brasileiros Consuelo Pereira e Marcos Watanabe, ganhadores do Prêmio Excelência Científica da AB3E, sobre suas participações na 31ª Conferência Internacional da International Association for Energy Economics (IAEE), da qual a AB3E é afiliada, realizada na cidade de Istambul, na Turquia, entre os dias 18 e 20 de Junho de 2008.

Campinas, 30 de julho de 2008.

A participação na 31st IAEE International Conference, organizada pela Turkish Association for Energy Economics (TRAEE), na cidade de Istambul, foi uma experiência singular pelo grande aprendizado. A proposta “Bridging Energy Supply and Demand: Logistics, Competition and Environment” promoveu uma rica discussão sobre o tema energia no atual cenário constituído pela elevação nos preços do petróleo, pelo aumento da demanda energética mundial e da relevância da questão ambiental incitando novos mecanismos de mercado e tecnologias que visem a melhor alocação dos recursos voltados para fins energéticos.

Ao longo dos três dias de conferência, foram realizadas 10 plenárias e 70 sessões de apresentação de trabalhos. Logo no primeiro dia, antes da abertura oficial da conferência, participamos de um café da manhã oferecido em uma mesa redonda que contava com a presença de estudantes vindos de todas as partes do mundo. O propósito foi promover uma integração entre os pesquisadores interessados em dedicar seu trabalho à questão energética, cada qual a partir do ponto de vista da sua formação acadêmica. Somente entre os estudantes, existiam economistas, engenheiros, geógrafos, geólogos, biólogos, e muitos outros profissionais interessados em contribuir e aprender sobre o assunto energético de alguma forma. Cremos que, além da rápida troca de experiências sobre os anseios de pesquisa, esta primeira reunião foi importante para promover maior descontração entre aqueles que, no final da conferência, seriam novos amigos.

Após oficialmente aberta por autoridades da Turquia, a conferência contou com palestras sobre os mais variados tópicos. Dentre os destaques, a preocupação com a China devido ao significativo acréscimo no ritmo de suas atividades produtivas e às conseqüências ambientais (emissões de dióxido de carbono, principalmente) deste acelerado crescimento no consumo de energia. Outro assunto bastante abordado foi a eficiência energética e os programas em implantação, em especial na Europa, visando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e a diminuição das emissões associadas ao uso da energia no continente. Os chamados recursos energéticos alternativos, que incluem os biocombustíveis, a energia eólica, solar e hidrelétrica foram também discutidos; porém, ficou claro que sua participação na matriz energética mundial ainda é pequena se comparados aos combustíveis fósseis.

Na sessão destinada à discussão de biocombustíveis, apresentamos nossos trabalhos: “Sugarcane And Ecosystem Services: Is There Advantage On Its Expansion?” (Marcos Watanabe) e “Sugarcane Ethanol CO2 Emissions and Carbon Cycle” (Consuelo Pereira). Coincidentemente, os dois trabalhos abordaram questões relacionadas aos impactos ambientais decorrentes da produção de etanol de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Nesta mesma sessão, foram apresentados outros trabalhos com abordagem semelhante, porém tendo como objeto de estudo outras fontes de biomassa. Durante a sessão, ficou claro que o Brasil é referência na produção de biocombustíveis. Por isso, temos grande responsabilidade na avaliação da sua viabilidade. Devemos levar em conta, além de seu preço, os impactos relacionados ao seu modelo de produção agrícola, às distâncias de transporte envolvidas e às características de seu processamento final para um estudo mais amplo de suas reais vantagens e desvantagens.

Durante as outras palestras da 31st IAEE Conference, assuntos semelhantes eram avaliados sob diferentes tipos de linguagens e metodologias científicas. Este contato com outras formas de encarar o desafio da questão energética foi muito enriquecedor. Tal experiência foi fundamental para a integração dos variados tipos de conhecimentos que, temos certeza, utilizaremos nos nossos trabalhos futuros. Gostaríamos de elogiar à IAEE pela escolha da cidade de Istambul que, além de misturar os ares da Europa e Ásia, agrega o “moderno” e o “antigo” de maneira surpreendente.

Por fim, agradecemos à AB3E pela a oportunidade que nos foi concedida e lembramos a todos que a Conferência da IAEE em 2010 se dará no Rio de Janeiro. Participem!

Consuelo Pereira e Marcos Watanabe

Nenhum comentário: